Movimento de carga no Porto do Lobito pode alcançar dois milhões de Toneladas este ano.
O corredor do Lobito “Porto do Lobito” pode movimentar cerca de dois milhões de toneladas de cargas diversas ainda este ano.
O ministro dos Transportes, Ricardo D’Abreu, que discursava na cerimónia de inauguração do Terminal Polivalente (carga geral e contentorizada) a favor do consórcio Africa Global Logistics (AGL), referiu-se aos números atingidos em 2023, onde se alcançou um resultado líquido superior a 29 mil milhões de kwanzas, com uma carga movimentada aproximando-se a um milhão e 400 mil toneladas.
Ricardo de D’Abreu afirmou que o pagamento à entidade concedente, no valor de 115 milhões de dólares, dos quais 80 milhões já foram pagos, a execução de um ambicioso plano de investimento de mais de mais de 200 milhões de dólares, a manutenção dos postos de trabalho dos profissionais afectos ao terminal polivalente e a implementação de um arrojado plano de formação, com vista a capitalização dos trabalhadores angolanos.
“As estatísticas que acabamos de sistematizar são promissoras, e fazem-nos acreditar que os esforços implementados e os modelos de gestão perseguidos, são o caminho certo para o progresso e dinamização da actividade portuária nacional’, afirmou.
Lembrou ainda que, a AGL está presente em 49 países, opera em 21 concessões portuárias, incluindo dezassete terminais de Ro Ro, dois terminais de produtos florestais, duas concessões ferroviárias e na ligação da Costa do Marfim e Burquina Fasso.
Nesta ocasião, o ministro assume que o contrato de concessão do terminal, com um acordo logístico multimodal de referência em África, onde as actividades se desenvolvem nas áreas de gestão da logística, do agenciamento marítimo e das concessões ferroviárias”, adiantou.
O Terminal Polivalente tem uma área total de 241 milhões, 540 mil e 94 metros quadrados e um cais acostável de mil e 199 metros.
Possui uma profundidade de 14.7 metros com capacidade para 600 mil toneladas para carga geral e de 250 mil contentores de 20 pés/ano.
Movimento de carga no Porto do Lobito pode alcançar dois milhões de Toneladas este ano
O corredor do Lobito “Porto do Lobito” pode movimentar cerca de dois milhões de toneladas de cargas diversas ainda este ano.

O ministro dos Transportes, Ricardo D’Abreu, que discursava na cerimónia de inauguração do Terminal Polivalente (carga geral e contentorizada) a favor do consórcio Africa Global Logistics (AGL), referiu-se aos números atingidos em 2023, onde se alcançou um resultado líquido superior a 29 mil milhões de kwanzas, com uma carga movimentada aproximando-se a um milhão e 400 mil toneladas.
Ricardo de D’Abreu afirmou que o pagamento à entidade concedente, no valor de 115 milhões de dólares, dos quais 80 milhões já foram pagos, a execução de um ambicioso plano de investimento de mais de mais de 200 milhões de dólares, a manutenção dos postos de trabalho dos profissionais afectos ao terminal polivalente e a implementação de um arrojado plano de formação, com vista a capitalização dos trabalhadores angolanos.
“As estatísticas que acabamos de sistematizar são promissoras, e fazem-nos acreditar que os esforços implementados e os modelos de gestão perseguidos, são o caminho certo para o progresso e dinamização da actividade portuária nacional’, afirmou.
Lembrou ainda que, a AGL está presente em 49 países, opera em 21 concessões portuárias, incluindo dezassete terminais de Ro Ro, dois terminais de produtos florestais, duas concessões ferroviárias e na ligação da Costa do Marfim e Burquina Fasso.
Nesta ocasião, o ministro assume que o contrato de concessão do terminal, com um acordo logístico multimodal de referência em África, onde as actividades se desenvolvem nas áreas de gestão da logística, do agenciamento marítimo e das concessões ferroviárias”, adiantou.
O Terminal Polivalente tem uma área total de 241 milhões, 540 mil e 94 metros quadrados e um cais acostável de mil e 199 metros.
Possui uma profundidade de 14.7 metros com capacidade para 600 mil toneladas para carga geral e de 250 mil contentores de 20 pés/ano.
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