Sonangol cria empresa para gerir exclusivamente avião presidencial que custou ao Estado 300 milhões USD.

Trata-se da empresa Sonair Ltd offshore criada pela empresa pública angolana em Fevereiro do mesmo ano tendo como objecto social a detenção e gestão de activos de aviação.

Uma empresa de aviação foi continuidade pela Sociedade Nacional de Combustíveis - Sonangol - para, entre outros, cuidar exclusivamente das operações do Avião Presidencial, um Boeing 787-8 BBJ Dreamliner que sugou dos cofres públicos um valor não inferior a 300 milhões de dólares, de acordo uma denúncia do professor de economia e jornalista Carlos Rosado de Carvalho, com base numa pesquisa das empresas que actuam em paraísos fiscais.  

Trata-se da empresa Sonair Ltd offshore criada pela empresa pública angolana em Fevereiro do mesmo ano tendo como objecto social a detenção e gestão de activos de aviação.

Ou seja, como a empresa só foi criada no mesmo ano que a companhia petrolífera fez a aquisição do aparelho de aviação, depreende -se, para já, que a firma tem como objetivo único o controlo do frete ao Palácio presidencial. 

Se ainda restavam dúvidas sobre o custo e a titularidade daquele avião,  a pesquisa mostra que o Boeing de luxo que o Presidente da República de Angola João Lourenço utiliza em viagens de longa distância desde a sua tomada de posse é propriedade da Sonangol, EP.

" Avaliado em cerca de 300 milhões USD, o 'palácio voador' foi comprado em Novembro de 2022 através da Sonair Ltd offshore criada pela empresa pública angolana em Fevereiro do mesmo ano tendo como objecto social a detenção e gestão de activos de aviação. O Boeing 787-8 BBJ Dreamliner com a matrícula 2-DEER registado no paraíso fiscal de Guernsey é o único activo da Sonair Ltd sugerindo que a firma foi constituída com o objectivo específico de deter e gerir o 'avião presidencial'", lê-se na denúncia do também jornalista de investigação Carlos Rosado de Carvalho. 

Em actualização...

Sonangol cria empresa para gerir exclusivamente avião presidencial que custou ao Estado 300 milhões USD

Trata-se da empresa Sonair Ltd offshore criada pela empresa pública angolana em Fevereiro do mesmo ano tendo como objecto social a detenção e gestão de activos de aviação.

Ago 27, 2024 - 15:41
Última atualização   - 15:47
Sonangol cria empresa para gerir exclusivamente avião presidencial que custou ao Estado 300 milhões USD
© Fotografia por: DR
Sonangol cria empresa para gerir exclusivamente avião presidencial que custou ao Estado 300 milhões USD

Uma empresa de aviação foi continuidade pela Sociedade Nacional de Combustíveis - Sonangol - para, entre outros, cuidar exclusivamente das operações do Avião Presidencial, um Boeing 787-8 BBJ Dreamliner que sugou dos cofres públicos um valor não inferior a 300 milhões de dólares, de acordo uma denúncia do professor de economia e jornalista Carlos Rosado de Carvalho, com base numa pesquisa das empresas que actuam em paraísos fiscais.  

Trata-se da empresa Sonair Ltd offshore criada pela empresa pública angolana em Fevereiro do mesmo ano tendo como objecto social a detenção e gestão de activos de aviação.

Ou seja, como a empresa só foi criada no mesmo ano que a companhia petrolífera fez a aquisição do aparelho de aviação, depreende -se, para já, que a firma tem como objetivo único o controlo do frete ao Palácio presidencial. 

Se ainda restavam dúvidas sobre o custo e a titularidade daquele avião,  a pesquisa mostra que o Boeing de luxo que o Presidente da República de Angola João Lourenço utiliza em viagens de longa distância desde a sua tomada de posse é propriedade da Sonangol, EP.

" Avaliado em cerca de 300 milhões USD, o 'palácio voador' foi comprado em Novembro de 2022 através da Sonair Ltd offshore criada pela empresa pública angolana em Fevereiro do mesmo ano tendo como objecto social a detenção e gestão de activos de aviação. O Boeing 787-8 BBJ Dreamliner com a matrícula 2-DEER registado no paraíso fiscal de Guernsey é o único activo da Sonair Ltd sugerindo que a firma foi constituída com o objectivo específico de deter e gerir o 'avião presidencial'", lê-se na denúncia do também jornalista de investigação Carlos Rosado de Carvalho. 

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